SANTOS, Gilton Mendes dos.

Esta dissertação consiste de uma etnografia dos modos de subsistência da sociedade indígena Enawene-Nawe, povo de língua Amak, habitante do vale do rio Juruena, no noroeste do estado de Mato Grosso. As práticas de coleta, de pesca e em especial a de agricultura são aqui abordadas nos seus aspectos técnicos e simbólicos, tomando como referência: (a) a matriz ambiental da região, típica da transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica; (b) a série sócio-cosmológica: a organização das unidades sociais envolvidas no processo de produção e as balizas do cosmos e (c) a conexão e o encadeamento das atividades econômicas expressas no "calendário nativo" e nas formas de ocupação do território.

Referência: SANTOS, G. M.  Seara de homens e deuses : uma etnografia dos modos de subsistencia dos Enawene-Nawe. 2001. 153 p. Dissertação (mestrado em antropologia). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Universidade Estadual de Campinas - Campinas. 2001.

Economia de subsistência; Amazônia; índios enauene-naue; condições econômicas.