Apresentação
O Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena da UNICAMP foi criado em 1995, por iniciativa de professores do Departamento de Antropologia, com o apoio de docentes do Instituto de Artes (IA) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Seus principais objetivos iniciais foram proporcionar um local de referência para pesquisadores de diversos institutos e departamentos da UNICAMP que trabalhassem com temas ligados aos estudos indígenas, assim como diminuir a falta de articulação entre os diferentes níveis de pesquisa e ensino referentes à área de etnologia no próprio IFCH. Para isso, previa a criação de eventos constantes, como o Seminário Permanente, e especiais, assim como iniciativas editoriais. Com o tempo o CPEI ampliou seu perfil interdisciplinar, contemplando a participação de pesquisadores da história, demografia, educação, educação física, medicina, entre outras (ver o Documento de Fundação do CPEI).
Reestruturação do Centro
O ano de 2012 teve um significado especial para o CPEI. Nele demos início a um conjunto de iniciativas que visam garantir a ampliação de seus recursos materiais e institucionais, a criação de novos espaços coletivos de debate, estudo e pesquisa, uma maior interlocução da temática ameríndia com temas e problemas relativos a outros grupos étnicos, assim como a organização e compartilhamento de seus acervo histórico e corrente. Este site é um dos produtos deste novo momento.
A ideia que tem nos orientado é garantir a continuidade da participação dos estudantes de pós-graduação da Antropologia e das Ciências Sociais, que tiveram importante papel na continuidade das atividades do CPEI nos últimos anos, e ao mesmo tempo estendê-la tanto na direção da graduação, quanto na direção da interdisciplinaridade, prevista no seu documento de fundação. Para isso propusemos projetos de pesquisa e de eventos acadêmicos, iniciamos diálogos e parcerias com outros Centros de pesquisa e, finalmente, estimulamos os estudantes a se organizarem em grupos de trabalho mais bem definidos, em torno de temas que aproveitassem a convergência entre seus interesses.