Os movimentos da imagem da etnografia a reflexão antropológica: experimentos a partir do acervo fotográfico do professor Roberto Cardoso de Oliveira.

MENDONÇA, João Martinho de,

Esta dissertação procura revelar a importância histórica e antropológica do acervo fotográfico do Professor Roberto Cardoso de Oliveira, localizado no Arquivo Edgard Leuenroth (AEU Unicamp). Enfatiza especificamente as imagens tomadas entre os Tukuna da região do Rio Alto Solimões durante uma expedição do Museu Nacional empreendida em 1959. Tal delimitação permite avaliar o emprego das fotografias no livro O índio e o mundo dos brancos publicado pelo autor em 1964, desenvolvendo, numa perspectiva paralela, uma análise do trabalho fotográfico apresentado no livro The Tukuna (1952), do pesquisador Curt Nimuendaju, que esteve no campo em 1941 e em 1942. São apresentados, também, exercícios experimentais em torno do método utilizado em Balinese Character (1942) por Gregory Bateson e Margaret Mead, reflexões sobre a técnica fotográfica e suas potencialidades interpretativas tanto como sobre as múltiplas estratégias receptivas implicadas na publicação das imagens fotográficas. Apresenta-se, por fim, o generoso diálogo tecido, tanto pelo pesquisador como pelo seu orientador, com o Professor Cardoso de Oliveira, partindo de suas imagens e de suas reflexões escritas, seguido de um exercício de rememoração acerca da expedição de 1959, reunindo fotografias e trechos de seus diários de campo. De um modo geral, pensamos que a presente pesquisa oferece alguns subsídios, teóricos e práticos, ao trabalho com fotografias no campo da antropologia.

Referência: MENDONÇA, J. M. Os movimentos da imagem da etnografia a reflexão antropológica: experimentos a partir do acervo fotográfico do professor Roberto Cardoso de Oliveira. 2000. 228p. Dissertação (mestrado em multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

Interpretação fotografia; Comunicação visual; Índios Tukuna.