O processo de identificação étnica: a recriação da identidade indigena de Barcelos-AM

ADRIÂO, Denize Genuina da Silva

Este trabalho foi originado a partir da pesquisa "Um Reestudo de Comunidade Amazônica-Barce1os-Rio Negro/AM", semeada há seis anos, enquanto graduanda e estagiária-bolsista do programa de Iniciação e Desenvolvimento Científico do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no Departamento de Ciências Humanas-Antropologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Nesta oportunidade foi possível conhecer um pouco sobre a realidade vivida por índios e caboclos na região. A situação de contato entre branco, índio e caboclo ainda existente na maior parte das comunidades amazônicas nos impulsionou a pesquisar a questão étnica. Apesar de alguns percauços e interrupções continuamos as investigações desdobrando-as na presente Dissertação de Mestrado. A análise aqui desenvolvida, e por conseguinte as informações e observações foram recolhidas no curso de várias viagens de campo, em diferentes épocas do ano, entre 1984 e 1990 bem como relatos orais de residentes em Barcelos e adjacências. Certas informações referentes, especialmente, a épocas mais remotas foram obtidas em fontes escritas e verificadas, no mais possível, em pesquisas diretas através da memória indígena e/ou cabocla local.

Referência: ADRIÃO, D. G. da S. O processo de identificação etnica: a recriação da identidade indigena de Barcelos-AM. 1991. [150] f. Dissertação (mestrado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP.

Barcelos (AM) - Aspectos antropologicos , Antropologia.