Mayandeua : espaço e imaginário em narrativas de uma comunidade do litoral paraense.

SOUZA, Patricia Ines Garcia de,

Imaginário, tradição, cultura e modernidade são temas que perspassam esse trabalho para dar o tom e a perspectiva de análise de narrativas gravadas entre habitantes de uma ilha, chamada de Mayandeua, localizada na Amazônia, no litoral paraense. As narrativas selecionadas e analisadas foram antes transcritas e fazem parte de um corpus maior de aproximadamente 590 horas de gravação. Elas foram realizadas entre os nativos dessa ilha, durante os anos de 1994-5. Procura-se ler a relação que esses narradores orais possuem com seu meio-ambiente e o espaço-tempo, e, da mesma foma, o sentido dos motivos mais freqüentes nas narrativas, como o da Princesa, com o intuito de se traduzir um aspecto de seu imaginário. O evento, nessa tradução cultural, é um elemento importante para a leitura da temática trabalhada: ele revela a presença do maravilhoso e da surpresa no conteúdo das narrativas. Entretanto, mesmo com a presença do evento no ato da narração e no interior das narrativas, a criação dos narradores não se faz do nada, ela se inspira nos vertígios deixados pela tradição, a qual é, a todo instante, inventada. A historicidade desse imaginário é também nuançada: descrevemos a presença da ilha nos arquivos escritos, revelando o diálogo entre escritores e narradores orais desde uma crônica sobre a ilha de 1886. Além do mais, ler um aspecto do imaginário de Mayandeua, a saber: o motivo da Princesa e dos "encantados" coloca em evidência o senso estético dos narradores ligado a uma ética: a preocupação com a preservação de seu espaço. Esta inquietude se revela no olhar do narrador como uma crise entre o que podemos chamar de tradição e de modernidade.

Referência: SOUZA, P. I. G. Mayandeua: espaço e imaginário em narrativas de uma comunidade do litoral paraense. 1999. 246p. Dissertação (mestrado em teoria e história literária) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP

Imaginário , Cultura , Tradição oral , Modernidade , Antropologia - Amazônia