Contra as invasões barbaras, a humanidade : a luta dos Arara (Karo) e dos Gavião (Ikoloehj) contra os projetos hidreletricos do Rio Machado, em Rondonia.

Silva Nóbrega, Renata.

A dissertação trata da luta dos Arara (Karo) e dos Gavião (Ikólóéhj) contra os projetos hidrelétricos do Rio Machado, em Rondônia. Esta mobilização foi iniciada nos anos 80 contra o projeto da Usina Ji-Paraná, suspenso em 1993, e permanece até os dias atuais, com a retomada do projeto da Usina Tabajara. Frente às estratégias da ELETRONORTE PARA  a viabilização destes projetos hidrelétricos, baseadas no mascaramento do seu potencial de destruição e no silenciamento da mobilização popular contrária às barragens, os Arara e os Gavião têm se empenhado em denunciar esta tentativa de expropriação de seu território e de violação de seus direitos. A mobilização indígena tem implicações políticas que extravasam a luta anti-barragem e se configura em uma 'política cultural', tal como proposto por Alvarez, Dagnino e Escobar (2000), na medida em que os Arara e os Gavião contestam as noções dominantes de acerca do 'desenvolvimento' e da 'natureza' implicadas nos projetos hidrelétricos do Rio Machado e reivindicam para si uma condição de igualdade perante os brancos. Para estes povos indígenas, a luta anti-barragem tem se constituído em um espaço privilegiado de exposição de suas demandas e de questionamento da condição subalterna atribuída a eles pelos brancos, se configurando em luta por reconhecimento e autonomia, na qual o território é parte fundamental.

ReferênciaSilva Nóbrega, R. Contra as invasões bárbaras, a humanidade: A Luta dos Arara-Karo e dos Gavião-Ikólóéhj Contra os Projetos Hidroelétricos do Rio Machado, Em Rondônia. 2008. 205 p. Dissertação (mestrado em sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Arara Indians , Gaviões Indians , Social movements , Rondonia, Ji-Parana.
Tipo / Subtipo:
Teses e Dissertações