Aleluia: o banco de luz

ABREU, Stela Azevedo de

A palavra a/e/uia fez fortuna, por um lado entre alguns grupos indígenas da área atualmente partilhada pelo Suriname, Repúbica da Guiana, Venezuela e Brasil, e, por outro, entre vários observadores que se reportaram àquela região. A ordem de fatos a que tal palavra corresponde nesse contexto específico é, para a respectiva literatura. assunto controverso. Faz-se aqui um balanço desta controvérsia e propõe-se, através de uma articulação do material disponível na literatura dos séculos XIX e XX ao material obtido em uma recente pesquisa de campo entre os Kapon de Roraima. que tal palavra é fio condutor que nos permite vislumbrar um deslocamento por que passou a cosmologia Kapon: do postulado do acesso imediato e terrestre à transcedência da condição mortal humana para a formulação simétrica do acesso diferido e celeste à tal utopia.

Referência completa: ABREU, S. A. de. Aleluia: o banco de luz. 1995. 132f. Dissertação (mestrado em antropologia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP

Etnologia , Índios da America do Sul - Brasil , Cosmologia
Tipo / Subtipo: