Batismo de fogo: os Palikur e o cristianismo

Autor:
CAPIBERIBE, Artionka Manuela Góes
Resumo:

Esta dissertação trata do processo de evangelização cristã vivido pelos Palikur, povo indígena falante de uma língua Arawak, localizado em ambos os lados da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Os Palikur referidos neste trabalho vivem na região do Uaçá, às margens do rio Urukauá, norte do Estado do Amapá e extremo norte do Brasil. Este povo possui uma longa história de relações sociais, econômicas, políticas e religiosas com os não-índios, assim como desde sempre participou da rede de relações interétnicas estabelecidas na região mais ampla das Guianas. A teia de relações formada pela ação de sociedades diferentes é um lastro para o entendimento da evangelização pentecostal entre os palikur. Após séculos de convívio com a religião católica, os Palikur decidiram aderir em massa ao cristianismo evangélico, influenciados pela ação combinada de diferentes organizações evangélicas que agiram em momentos distintos. Dentre os aspectos que colaboraram na elaboração de uma religião evangélica específica, mesclam-se: um passado católico, um confronto com a identidade católica dos outros povos da região, a instituição do perdão, o contato tangível com Deus por meio do êxtase religioso, e a promessa de vida após a morte. Buscar deslindar de que modo a religião evangélica pentecostal encontrou ressonância entre os Palikur e como ao longo do processo de evangelização foram sendo formatados os preceitos da atual religião é a tarefa a que se propõe esta dissertação.

Referência: CAPIBERIBE, A. M. G. Batismo de fogo: os Palikur e o cristianismo. 2001. 273p. Dissertação (mestrado em antropologia social) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP.

Palavras-chave:
Antropologia , Etnologia, Religião e sociologia, Evangelização, Conversão ao cristianismo.