Á procura das bandeiras verdes: viagem, missão e romaria : movimentos sócio-religiosos na Amazônia Oriental.

VIEIRA, Maria Antonieta da Costa,

Este trabalho pretende ser uma contribuição ao estudo dos movimentos sócioreligiosos e da cultura do campesinato brasileiro, especificamente em região de fronteira. Tem como referência empírica a Missão de Maria da Praia e a Romaria do Padre Cícero, duas comunidades religiosas formadas por camponeses, situadas no sul do Pará, que surgiram na década de 60 e sobrevivem até hoje. A abordagem adotada considera tanto o aspecto de continuidade, existente nos movimentos sócio-religiosos, enquanto uma construção elaborada a partir de um universo cultural dado, como seu aspecto de ruptura, como um processo de reelaboração específica que produz uma nova experiência social, em que os participantes fazem uma leitura crítica do mundo vivido. O estudo faz uma reconstrução dos movimentos - seu processo de constituição e sua trajetória - tendo como fio condutor sua história, considerada do ponto de vista de seus participantes. No entanto, procura recuperar nesta reconstrução a trama complexa da produção dos movimentos, o que supõe considerar o relacionamento dinâmico entre: as estruturas de significação e as ações dos sujeitos concretos, o contexto macro social e histórico e as experiências específicas dos agentes, as tradições religiosas e culturais e a interpretação que os sujeitos fazem delas. O trabalho procura mostrar que os movimentos estudados expressam na sua construção uma leitura do processo de ocupação da fronteira, de um ponto de vista religioso e camponês, que indica como se situam neste mundo e como se propõem a transformá-lo. A mobilidade espacial vivida pelo campesinato de fronteira é reinterpretada como missão e romaria e entendida como uma viagem em direção às Bandeiras Verdes - identificadas com as matas - em que se vai em busca de um lugar prometido pelas forças espirituais. Neste sentido, os movimentos podem ser vistos como metáfora de um campesinato de fronteira que busca seu lugar social. O estudo mostra também as reinterpretações e redefinições que os grupos vão fazendo de seus projetos ao longo da trajetória de mais de 30 anos, em função dos acontecimentos externos que os atingiram e de sua dinâmica interna.

VIEIRA, M. A. C. À procura das bandeiras verdes: viagem, missão e romaria : movimentos sócio-religiosos na Amazônia Oriental. 2001. 623 p. Tese (doutorado em ciências sociais). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2001.

Messianismo, Movimentos sociais - Pará, Religião popular, Fronteiras, Camponeses - Pará.